quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Sarau 2010- Petrobras

Atenção !!!!
Oiiiii ! Hoje vim postar aqui sobre um evento, onde a Petrobras está organizando em Itaboraí, é um Sarau literário e Exposição sobre o folclore. No Sarau terá algumas apresentações onde terá iniciou às 10: 00 hs. da manhã e terminará às 22: 00 hs. , o local será na praça de Itaboraí. Para quem quiser curtir um evento cultural bacana, esse será um ótimo programa.
Meninas e menino da turma 4002 CN ai está uma oportunidade que estam nos "OPORTUNIZANDO" de ganhar uma carga horária extra. Não percam !!!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sarau Literário- Releitura

Essa postagem eu vou falar sobre o Sarau Literário que houve com a nossa turma 4002 CN, foi muito interessante, a palestrante Stela Pimentel nos contagiou com tamanha sabedoria nos ensinou muitas coisas nas quais a que mais me deixou marcada foi o assunto RELEITURA, vocês sabem o que é uma RELEITURA?

Releitura: Releitura não é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma falsificação. Consiste, sim, na criação de uma nova obra, realizada a partir de outra feita anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova maneira de ver e sentir, de acordo com a cultura e vivência próprias de cada pessoa.

A nossa professora de Práticas Pedagógicas Joelma solicitou a leitura de 18 livros para nos preparar para o Sarau onde poderíamos ficar por dentro de todo o assunto, as histórias e poder até mesmo debater o assunto e entender melhor o que nossa palestrante tentava nos ensinar, nossa palestrante nos mostrou um poema de Gonçalves Dias chamado Canção de Exílio e dali partiu esse tema a Releitura como exemplo vou mostrar três poemas.

Canção do Exílio- Gonçalves Dias

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar –sozinho, à noite–

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que disfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu'inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Abaixo vem a releitura:

Canção do Exílio- Murilo Mendes

Minha terra tem macieiras da Califórnia
onde cantam gaturamos de Veneza.
Os poetas da minha terra
são pretos que vivem em torres de ametista,
os sargentos do exército são monistas, cubistas,
os filósofos são polacos vendendo a prestações.
A gente não pode dormir
com os oradores e os pernilongos.
Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda.
Eu morro sufocado
em terra estrangeira.
Nossas flores são mais bonitas
nossas frutas mais gostosas
mas custam cem mil réis a dúzia .

Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade
e ouvir um sabiá como certidão de idade!

Mas não poderia de deixar de colocar uma Canção de Exílio diferente feita pelo humorista e apresentador de televisão Jô Soares adoro seu trabalho, vamos conferir uma nova releitura com Canção do Exílio às Avessas.

Canção do Exílio às Avessas- Jô Soares

Minha Dinda tem cascatas

Onde canta o curió

Não permita Deus que eu tenha

De voltar pra Maceió.

Minha Dinda tem coqueiros

Da ilha de Marajó

As aves, aqui, gorjeiam

não fazem cocoricó.

O meu céu tem mais estrelas

Minha várzea tem mais cores.

Este bosque reduzido

Deve ter custado horrores.

E depois de tanta planta,

Orquídea, fruta e cipó

Não permita Deus que eu tenha

De voltar pra Maceió.

Minha Dinda tem piscina,

Heliporto e tem jardim

Feito pelas Brasil’s Garden

Não foram pagos por mim.

Em cismar sozinho à noite

Sem gravata e paletó

Olho aquelas cachoeiras

Onde canta o curió.

No meio daquelas plantas

Eu jamais me sinto só.

Não permita Deus que eu tenha

de voltar pra Maceió.

Pois no meu jardim tem lago

Onde canta o curió

E as aves que lá gorjeiam

São tão pobres que dão dó.

Minha Dinda tem primores

de floresta tropical

Tudo ali foi transplantado

Nem parece natural

Olho a jabuticabeira

Dos tempos da minha avó.

não permita Deus que eu tenha

de voltar pra Maceió.

Até os lagos das carpas

São de água mineral.

Da janela do meu quarto

Redescubro o Pantanal

Também adoro as palmeiras

Onde canta o curió

Não permita Deus que eu tenha

De voltar pra Maceió.

Finalmente, aqui na Dinda,

Sou tratado a pão-de-ló

Só faltava envolver tudo

Numa nuvem de ouro em pó.

E depois de ser cuidado

Pelo PC com xodó,

não permita Deus que eu tenha

de voltar pra Maceió.

Espero que tenham gostado e se tiverem alguma dúvida deixe um comentário que estarei explicando em uma nova postagem !

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

8° Simpósio de Educação de Itaboraí

Oi! Estamos aqui com mais novidades para vocês, fomos no 8° Simpósio de Educação de Itaboraí participamos da Palestra Educação Ambiental: Conhecendo nosso manguezal com o palestrante José Antonio Batista da Silva, ele nos mostrou uma excelente fonte de estudos, as riquezas de fauna e flora que habitam os manguezais.

O palestrante José Antonio falou também da APA de Guapimirim ( Área de Proteção Ambiental de Guapimirim) localizada no “fundo da Baia de Guanabara” e se estende ao longo dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Guapimirim e Magé.

A fauna residente nos manguezais é bastante diversificada, como o exemplo abaixo nos mostra:

  • Peixes: tainha, robalo, bagre, acará etc.

  • Répteis: jacaré- de- papo amarelo e cobras.

  • Aves: martin- pescador, tié- sangue, garças, pica- pau etc.

  • Mamíferos: capivara, gambá, cuíca, ouriço e preá.

  • Insetos: Díptera , Odonata, lepidoptera .

  • Crustáceos: caranguejos, siri- azul, camarões e chama- maré.

Os manguezais tem grande importância econômica, como a venda do caranguejo onde na região de Itaboraí é proibido a cata do caranguejo fêmea. Outras importâncias são as médicas, ecológica, manutenção de fauna endêmica com o propósito da preservação da vida encontrada nesse ecossistema, histórica e turística com o turismo aquático e a pesca esportiva.

Nessa palestra obtemos um grande aprendizado, foi muito divertido conhecer um pouco mais sobre os mangues e a realização de um projeto de educação e pesquisa nessa área.


Postado por: Anna karolina.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Todos sabemos que a Festa Junina é uma comemoração típica de vários lugares, arrumamos uma escola chamada Pedacinho do céu e resolvemos colocar aqui no blog nosso trabalho. Espero que gostem!!










































































































































































































Postado por : Anna Karolina Carvalho e Denis Dias.










quinta-feira, 15 de julho de 2010

Projeto Ler com Prazer

Temos aqui pra vocês o planejamento do projeto que fizemos pra trabalhar com a 501 nos meses de Junho e Julho onde também fizemos um pequeno relatório dos 3 dias que já está postado no blog.
Professorandos que fazem parte do projeto: Anna Karolina Carvalho, Denis Dias, Jóice Aperibencio, Luiza dos Santos e Suellem Evangelista.

Projeto Aprender 501

Título: Ler com prazer

Justificativa: Este projeto é importante porque abordará novos conhecimentos literários de forma dinâmica, construindo o hábito prazeroso pela leitura, melhorando a sua auto estima, aperfeiçoando a expressão oral e escrita.

Diagnóstico: ( gráfico em construção)

Objetivo geral: Despertar a vontade de ler de forma livre e espontânea formando um leitor consciente.

Objetivo específico: Utilizar a leitura como forma de interação da turma, entre eles e a leitura.

Clientela: Alunos do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí.

Meta: Melhorar em 20% o rendimento escolar dos alunos no quesito leitura e escrita.

Metodologia:
Objetivo do 1º dia de aula: Ouvir atentamente a história, discutir a história e realizar a ornamentação da sala.
  • 1º dia: Apresentação dos alunos e dos estagiários, leitura do livro " Pedro o menino navegador" da autora Lúcia Fidalgo da editora Manati ( utilização do datashow para apresentação da história ). Após a leitura fazer um debate da história, oficina.
Perguntas de debate:
  1. Quem já viu o mar?
  2. Quem já andou de barco ?
  3. Quem já viajou?
  4. Quem sabe o que está ocorrendo na copa?
  5. Vamos enfeitar a sala ?
Objetivo do 2º dia: Assistir ao filme, discutir sobre o próprio.

  • 2º dia: Passar o filme " A princesa e o sapo ", conversar com a turma 501 sobre o filme e sobre o que o filme ensina.

Objetivo do 3º dia: Interpretar visualmente a história, ordenar a história, produzir uma história coletiva e realizar a dobradura do sapo.

  • 3º dia: Colar no quadro as figuras da história do filme " A princesa e sapo" fora de ordem, perguntar a eles se eles conhecem a ordem da história mais sem falar para eles, deixar que eles descubram, logo após colocar a história em ordem, com as figuras montar uma história e escrever a história numa cartolina, dobraduras de sapo.
Recursos humanos: Alunos 5º ano, estagiários da T. 4002.

Recursos Materiais: Notebook, datashow, caixa de som, papel 40 Kg, folhas de ofício branca e verde, canetinhas, lápis de cor, tesouras, cola, cola quente, pistola, cartolinas verde, amarela e azul.
Cronograma:
  • 1º dia: 7h. ás 7h. 30 min. : Leitura e conversação da história. 7h. 30 min. às 8h. 40 min. : Ornamentação da sala.
  • 2° dia: 7h. às 7h. 30 min. : Cine pipoca. 8h. às 8h. 40 min. : Conversação sobre o filme.
  • 3º dia: 7h. às 7h. 30 min. : Montagem da história. 7h. às 7h. 30 min. : Dobradura de sapo e arrumar o material no corredor.
Localização: Sala de aula.

Bibliografia:
  • Pedro o menino navegador ( Lúcia Fidalgo) Editora Manati
  • Filme A Princesa e o sapo ( Gravadora Disney),
Postado por: Anna Karolina Carvalho e Denis Dias.


Escrever de verdade

Achei interessante postar aqui no blog para vocês esse resumo que fizemos para um trabalho da professora Joelma falando sobre leitura e escrita, como ensinar e ajudar seu aluno a escrever melhor. Esse resumo veio de uma publicação da revista Nova Escola. E um ponto importante que o texto nos ensinou que a palavra chave é a LEITURA !!!

Resumo do Texto Escrever de verdade

Para produzir textos de qualidade, os alunos têm que saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas idéias. A chave é ler muito e revisar continuamente. Narração, descrição e dissertação reinaram por muito tempo na proposta de escrita. Foi comprovado que esses modelos de textos são insuficientes para os textos os alunos terão que escrever ao longo da vida. O primeiro passo é reconhecer os diversos tipos de gêneros.

Os textos redigidos em classes precisam de um destinário

Na hora de iniciar uma produção escrita, o estudante precisa saber o quê, para quê e quem vai escrever. Só então se define a forma do texto, que precisa ser entendido pelo leitor. A criança precisa ter um amplo repertório de leitura. Saberá diferença entre escrever para um órgão público e escrever para um outro assunto, por exemplo.

Revisão vai além da ortografia e foca os propósitos do texto

Objetivo do aluno ao fazer a revisão de texto é conseguir que ele comunique bem suas idéias e se ajuste ao gênero. Isso tem de ser feito tanto durante a produção como ao fim dela. A revisão não consiste apenas em corrigir erros de ortografias e gramaticais; deve- se olhar também para a produção do estudante, sua estrutura. Os alunos devem aprender analisar se idéias e recursos utilizados foram eficazes e de que forma o material pode ser melhorados. Podemos observar alguns tipos de revisão individual com bases em discussões com o grupo e revisões em dupla. Outro tipo de revisão é a “ revisão de ouvido” em que o aluno lê o texto em voz alta e ao demais participam identificando omissões e repetições. Não é possível abordar de uma só vez todos problemas que surgem, tudo tem calma. A revisão é um processo para conseguir de fato um processo para conseguir de fato uma boa leitura e escrita. Planejar, escrever e revisar é fundamental para a produção de um bom texto.

Ser autor exige no enredo e na estrutura

O terceiro aspecto fundamental no trabalho de produção textual é garantir que a criança ganhe condições de pensar no todo. Uma boa forma de fazer circular textos na fase juvenil são os meios digitais com blogs e a própria página da internet do colégio. Os jovens podem se responsabilizar por toda a produção, o que os estimula a aprimorar a escrita. Levar os estudantes a se expressar cada vez melhor.

Postado por : Anna Karolina de Carvalho e Roberta Oliveira, da turma 4002 CN

Revista Nova Escola , edição 219 Janeiro/Fevereiro 2009.

Editora Abril

www.revistaescola.abril.com.br