quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Sarau 2010- Petrobras
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Sarau Literário- Releitura
Essa postagem eu vou falar sobre o Sarau Literário que houve com a nossa turma 4002 CN, foi muito interessante, a palestrante Stela Pimentel nos contagiou com tamanha sabedoria nos ensinou muitas coisas nas quais a que mais me deixou marcada foi o assunto RELEITURA, vocês sabem o que é uma RELEITURA?
Releitura: Releitura não é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma falsificação. Consiste, sim, na criação de uma nova obra, realizada a partir de outra feita anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova maneira de ver e sentir, de acordo com a cultura e vivência próprias de cada pessoa.
A nossa professora de Práticas Pedagógicas Joelma solicitou a leitura de 18 livros para nos preparar para o Sarau onde poderíamos ficar por dentro de todo o assunto, as histórias e poder até mesmo debater o assunto e entender melhor o que nossa palestrante tentava nos ensinar, nossa palestrante nos mostrou um poema de Gonçalves Dias chamado Canção de Exílio e dali partiu esse tema a Releitura como exemplo vou mostrar três poemas.
Canção do Exílio- Gonçalves Dias
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Abaixo vem a releitura:
Canção do Exílio- Murilo Mendes
Minha terra tem macieiras da Califórnia
onde cantam gaturamos de Veneza.
Os poetas da minha terra
são pretos que vivem em torres de ametista,
os sargentos do exército são monistas, cubistas,
os filósofos são polacos vendendo a prestações.
A gente não pode dormir
com os oradores e os pernilongos.
Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda.
Eu morro sufocado
em terra estrangeira.
Nossas flores são mais bonitas
nossas frutas mais gostosas
mas custam cem mil réis a dúzia .
Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade
e ouvir um sabiá como certidão de idade!
Mas não poderia de deixar de colocar uma Canção de Exílio diferente feita pelo humorista e apresentador de televisão Jô Soares adoro seu trabalho, vamos conferir uma nova releitura com Canção do Exílio às Avessas.
Canção do Exílio às Avessas- Jô Soares
Minha Dinda tem cascatas
Não permita Deus que eu tenha
De voltar pra Maceió.
Minha Dinda tem coqueiros
Da ilha de Marajó
As aves, aqui, gorjeiam
não fazem cocoricó.
O meu céu tem mais estrelas
Minha várzea tem mais cores.
Este bosque reduzido
Deve ter custado horrores.
E depois de tanta planta,
Orquídea, fruta e cipó
Não permita Deus que eu tenha
De voltar pra Maceió.
Minha Dinda tem piscina,
Heliporto e tem jardim
Feito pelas Brasil’s Garden
Não foram pagos por mim.
Em cismar sozinho à noite
Sem gravata e paletó
Olho aquelas cachoeiras
Onde canta o curió.
No meio daquelas plantas
Eu jamais me sinto só.
Não permita Deus que eu tenha
de voltar pra Maceió.
Pois no meu jardim tem lago
Onde canta o curió
E as aves que lá gorjeiam
São tão pobres que dão dó.
Minha Dinda tem primores
de floresta tropical
Tudo ali foi transplantado
Nem parece natural
Olho a jabuticabeira
Dos tempos da minha avó.
não permita Deus que eu tenha
de voltar pra Maceió.
Até os lagos das carpas
São de água mineral.
Da janela do meu quarto
Redescubro o Pantanal
Também adoro as palmeiras
Onde canta o curió
Não permita Deus que eu tenha
De voltar pra Maceió.
Finalmente, aqui na Dinda,
Sou tratado a pão-de-ló
Só faltava envolver tudo
Numa nuvem de ouro em pó.
E depois de ser cuidado
Pelo PC com xodó,
não permita Deus que eu tenha
de voltar pra Maceió.
Espero que tenham gostado e se tiverem alguma dúvida deixe um comentário que estarei explicando em uma nova postagem !
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
8° Simpósio de Educação de Itaboraí

Oi! Estamos aqui com mais novidades para vocês, fomos no 8° Simpósio de Educação de Itaboraí participamos da Palestra Educação Ambiental: Conhecendo nosso manguezal com o palestrante José Antonio Batista da Silva, ele nos mostrou uma excelente fonte de estudos, as riquezas de fauna e flora que habitam os manguezais.
Peixes: tainha, robalo, bagre, acará etc.
Répteis: jacaré- de- papo amarelo e cobras.
Aves: martin- pescador, tié- sangue, garças, pica- pau etc.
Mamíferos: capivara, gambá, cuíca, ouriço e preá.
Insetos: Díptera , Odonata, lepidoptera .
Crustáceos: caranguejos, siri- azul, camarões e chama- maré.
Os manguezais tem grande importância econômica, como a venda do caranguejo onde na região de Itaboraí é proibido a cata do caranguejo fêmea. Outras importâncias são as médicas, ecológica, manutenção de fauna endêmica com o propósito da preservação da vida encontrada nesse ecossistema, histórica e turística com o turismo aquático e a pesca esportiva.
Nessa palestra obtemos um grande aprendizado, foi muito divertido conhecer um pouco mais sobre os mangues e a realização de um projeto de educação e pesquisa nessa área.
Postado por: Anna karolina.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Projeto Ler com Prazer
- 1º dia: Apresentação dos alunos e dos estagiários, leitura do livro " Pedro o menino navegador" da autora Lúcia Fidalgo da editora Manati ( utilização do datashow para apresentação da história ). Após a leitura fazer um debate da história, oficina.
- Quem já viu o mar?
- Quem já andou de barco ?
- Quem já viajou?
- Quem sabe o que está ocorrendo na copa?
- Vamos enfeitar a sala ?
- 2º dia: Passar o filme " A princesa e o sapo ", conversar com a turma 501 sobre o filme e sobre o que o filme ensina.
- 3º dia: Colar no quadro as figuras da história do filme " A princesa e sapo" fora de ordem, perguntar a eles se eles conhecem a ordem da história mais sem falar para eles, deixar que eles descubram, logo após colocar a história em ordem, com as figuras montar uma história e escrever a história numa cartolina, dobraduras de sapo.
- 1º dia: 7h. ás 7h. 30 min. : Leitura e conversação da história. 7h. 30 min. às 8h. 40 min. : Ornamentação da sala.
- 2° dia: 7h. às 7h. 30 min. : Cine pipoca. 8h. às 8h. 40 min. : Conversação sobre o filme.
- 3º dia: 7h. às 7h. 30 min. : Montagem da história. 7h. às 7h. 30 min. : Dobradura de sapo e arrumar o material no corredor.
- Pedro o menino navegador ( Lúcia Fidalgo) Editora Manati
- Filme A Princesa e o sapo ( Gravadora Disney),
Escrever de verdade
Achei interessante postar aqui no blog para vocês esse resumo que fizemos para um trabalho da professora Joelma falando sobre leitura e escrita, como ensinar e ajudar seu aluno a escrever melhor. Esse resumo veio de uma publicação da revista Nova Escola. E um ponto importante que o texto nos ensinou que a palavra chave é a LEITURA !!!
Resumo do Texto Escrever de verdade
Para produzir textos de qualidade, os alunos têm que saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas idéias. A chave é ler muito e revisar continuamente. Narração, descrição e dissertação reinaram por muito tempo na proposta de escrita. Foi comprovado que esses modelos de textos são insuficientes para os textos os alunos terão que escrever ao longo da vida. O primeiro passo é reconhecer os diversos tipos de gêneros.
Os textos redigidos em classes precisam de um destinário
Na hora de iniciar uma produção escrita, o estudante precisa saber o quê, para quê e quem vai escrever. Só então se define a forma do texto, que precisa ser entendido pelo leitor. A criança precisa ter um amplo repertório de leitura. Saberá diferença entre escrever para um órgão público e escrever para um outro assunto, por exemplo.
Objetivo do aluno ao fazer a revisão de texto é conseguir que ele comunique bem suas idéias e se ajuste ao gênero. Isso tem de ser feito tanto durante a produção como ao fim dela. A revisão não consiste apenas em corrigir erros de ortografias e gramaticais; deve- se olhar também para a produção do estudante, sua estrutura. Os alunos devem aprender analisar se idéias e recursos utilizados foram eficazes e de que forma o material pode ser melhorados. Podemos observar alguns tipos de revisão individual com bases em discussões com o grupo e revisões em dupla. Outro tipo de revisão é a “ revisão de ouvido” em que o aluno lê o texto em voz alta e ao demais participam identificando omissões e repetições. Não é possível abordar de uma só vez todos problemas que surgem, tudo tem calma. A revisão é um processo para conseguir de fato um processo para conseguir de fato uma boa leitura e escrita. Planejar, escrever e revisar é fundamental para a produção de um bom texto.
Ser autor exige no enredo e na estrutura
O terceiro aspecto fundamental no trabalho de produção textual é garantir que a criança ganhe condições de pensar no todo. Uma boa forma de fazer circular textos na fase juvenil são os meios digitais com blogs e a própria página da internet do colégio. Os jovens podem se responsabilizar por toda a produção, o que os estimula a aprimorar a escrita. Levar os estudantes a se expressar cada vez melhor.
Postado por : Anna Karolina de Carvalho e Roberta Oliveira, da turma 4002 CN
Revista Nova Escola , edição 219 Janeiro/Fevereiro 2009.
Editora Abril
www.revistaescola.abril.com.br