segunda-feira, 16 de agosto de 2010

8° Simpósio de Educação de Itaboraí

Oi! Estamos aqui com mais novidades para vocês, fomos no 8° Simpósio de Educação de Itaboraí participamos da Palestra Educação Ambiental: Conhecendo nosso manguezal com o palestrante José Antonio Batista da Silva, ele nos mostrou uma excelente fonte de estudos, as riquezas de fauna e flora que habitam os manguezais.

O palestrante José Antonio falou também da APA de Guapimirim ( Área de Proteção Ambiental de Guapimirim) localizada no “fundo da Baia de Guanabara” e se estende ao longo dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Guapimirim e Magé.

A fauna residente nos manguezais é bastante diversificada, como o exemplo abaixo nos mostra:

  • Peixes: tainha, robalo, bagre, acará etc.

  • Répteis: jacaré- de- papo amarelo e cobras.

  • Aves: martin- pescador, tié- sangue, garças, pica- pau etc.

  • Mamíferos: capivara, gambá, cuíca, ouriço e preá.

  • Insetos: Díptera , Odonata, lepidoptera .

  • Crustáceos: caranguejos, siri- azul, camarões e chama- maré.

Os manguezais tem grande importância econômica, como a venda do caranguejo onde na região de Itaboraí é proibido a cata do caranguejo fêmea. Outras importâncias são as médicas, ecológica, manutenção de fauna endêmica com o propósito da preservação da vida encontrada nesse ecossistema, histórica e turística com o turismo aquático e a pesca esportiva.

Nessa palestra obtemos um grande aprendizado, foi muito divertido conhecer um pouco mais sobre os mangues e a realização de um projeto de educação e pesquisa nessa área.


Postado por: Anna karolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário