quinta-feira, 15 de julho de 2010

Projeto Ler com Prazer

Temos aqui pra vocês o planejamento do projeto que fizemos pra trabalhar com a 501 nos meses de Junho e Julho onde também fizemos um pequeno relatório dos 3 dias que já está postado no blog.
Professorandos que fazem parte do projeto: Anna Karolina Carvalho, Denis Dias, Jóice Aperibencio, Luiza dos Santos e Suellem Evangelista.

Projeto Aprender 501

Título: Ler com prazer

Justificativa: Este projeto é importante porque abordará novos conhecimentos literários de forma dinâmica, construindo o hábito prazeroso pela leitura, melhorando a sua auto estima, aperfeiçoando a expressão oral e escrita.

Diagnóstico: ( gráfico em construção)

Objetivo geral: Despertar a vontade de ler de forma livre e espontânea formando um leitor consciente.

Objetivo específico: Utilizar a leitura como forma de interação da turma, entre eles e a leitura.

Clientela: Alunos do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí.

Meta: Melhorar em 20% o rendimento escolar dos alunos no quesito leitura e escrita.

Metodologia:
Objetivo do 1º dia de aula: Ouvir atentamente a história, discutir a história e realizar a ornamentação da sala.
  • 1º dia: Apresentação dos alunos e dos estagiários, leitura do livro " Pedro o menino navegador" da autora Lúcia Fidalgo da editora Manati ( utilização do datashow para apresentação da história ). Após a leitura fazer um debate da história, oficina.
Perguntas de debate:
  1. Quem já viu o mar?
  2. Quem já andou de barco ?
  3. Quem já viajou?
  4. Quem sabe o que está ocorrendo na copa?
  5. Vamos enfeitar a sala ?
Objetivo do 2º dia: Assistir ao filme, discutir sobre o próprio.

  • 2º dia: Passar o filme " A princesa e o sapo ", conversar com a turma 501 sobre o filme e sobre o que o filme ensina.

Objetivo do 3º dia: Interpretar visualmente a história, ordenar a história, produzir uma história coletiva e realizar a dobradura do sapo.

  • 3º dia: Colar no quadro as figuras da história do filme " A princesa e sapo" fora de ordem, perguntar a eles se eles conhecem a ordem da história mais sem falar para eles, deixar que eles descubram, logo após colocar a história em ordem, com as figuras montar uma história e escrever a história numa cartolina, dobraduras de sapo.
Recursos humanos: Alunos 5º ano, estagiários da T. 4002.

Recursos Materiais: Notebook, datashow, caixa de som, papel 40 Kg, folhas de ofício branca e verde, canetinhas, lápis de cor, tesouras, cola, cola quente, pistola, cartolinas verde, amarela e azul.
Cronograma:
  • 1º dia: 7h. ás 7h. 30 min. : Leitura e conversação da história. 7h. 30 min. às 8h. 40 min. : Ornamentação da sala.
  • 2° dia: 7h. às 7h. 30 min. : Cine pipoca. 8h. às 8h. 40 min. : Conversação sobre o filme.
  • 3º dia: 7h. às 7h. 30 min. : Montagem da história. 7h. às 7h. 30 min. : Dobradura de sapo e arrumar o material no corredor.
Localização: Sala de aula.

Bibliografia:
  • Pedro o menino navegador ( Lúcia Fidalgo) Editora Manati
  • Filme A Princesa e o sapo ( Gravadora Disney),
Postado por: Anna Karolina Carvalho e Denis Dias.


Um comentário: