quinta-feira, 15 de julho de 2010

Escrever de verdade

Achei interessante postar aqui no blog para vocês esse resumo que fizemos para um trabalho da professora Joelma falando sobre leitura e escrita, como ensinar e ajudar seu aluno a escrever melhor. Esse resumo veio de uma publicação da revista Nova Escola. E um ponto importante que o texto nos ensinou que a palavra chave é a LEITURA !!!

Resumo do Texto Escrever de verdade

Para produzir textos de qualidade, os alunos têm que saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas idéias. A chave é ler muito e revisar continuamente. Narração, descrição e dissertação reinaram por muito tempo na proposta de escrita. Foi comprovado que esses modelos de textos são insuficientes para os textos os alunos terão que escrever ao longo da vida. O primeiro passo é reconhecer os diversos tipos de gêneros.

Os textos redigidos em classes precisam de um destinário

Na hora de iniciar uma produção escrita, o estudante precisa saber o quê, para quê e quem vai escrever. Só então se define a forma do texto, que precisa ser entendido pelo leitor. A criança precisa ter um amplo repertório de leitura. Saberá diferença entre escrever para um órgão público e escrever para um outro assunto, por exemplo.

Revisão vai além da ortografia e foca os propósitos do texto

Objetivo do aluno ao fazer a revisão de texto é conseguir que ele comunique bem suas idéias e se ajuste ao gênero. Isso tem de ser feito tanto durante a produção como ao fim dela. A revisão não consiste apenas em corrigir erros de ortografias e gramaticais; deve- se olhar também para a produção do estudante, sua estrutura. Os alunos devem aprender analisar se idéias e recursos utilizados foram eficazes e de que forma o material pode ser melhorados. Podemos observar alguns tipos de revisão individual com bases em discussões com o grupo e revisões em dupla. Outro tipo de revisão é a “ revisão de ouvido” em que o aluno lê o texto em voz alta e ao demais participam identificando omissões e repetições. Não é possível abordar de uma só vez todos problemas que surgem, tudo tem calma. A revisão é um processo para conseguir de fato um processo para conseguir de fato uma boa leitura e escrita. Planejar, escrever e revisar é fundamental para a produção de um bom texto.

Ser autor exige no enredo e na estrutura

O terceiro aspecto fundamental no trabalho de produção textual é garantir que a criança ganhe condições de pensar no todo. Uma boa forma de fazer circular textos na fase juvenil são os meios digitais com blogs e a própria página da internet do colégio. Os jovens podem se responsabilizar por toda a produção, o que os estimula a aprimorar a escrita. Levar os estudantes a se expressar cada vez melhor.

Postado por : Anna Karolina de Carvalho e Roberta Oliveira, da turma 4002 CN

Revista Nova Escola , edição 219 Janeiro/Fevereiro 2009.

Editora Abril

www.revistaescola.abril.com.br

Um comentário:

  1. Karol, meu orgulho... parabéns! seu blog é lindo. A tia fica muito feliz de ver vc assim, cheia de idéia e colocando elas todas em prática. Muitos bjs...

    ResponderExcluir