segunda-feira, 19 de julho de 2010
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Projeto Ler com Prazer
- 1º dia: Apresentação dos alunos e dos estagiários, leitura do livro " Pedro o menino navegador" da autora Lúcia Fidalgo da editora Manati ( utilização do datashow para apresentação da história ). Após a leitura fazer um debate da história, oficina.
- Quem já viu o mar?
- Quem já andou de barco ?
- Quem já viajou?
- Quem sabe o que está ocorrendo na copa?
- Vamos enfeitar a sala ?
- 2º dia: Passar o filme " A princesa e o sapo ", conversar com a turma 501 sobre o filme e sobre o que o filme ensina.
- 3º dia: Colar no quadro as figuras da história do filme " A princesa e sapo" fora de ordem, perguntar a eles se eles conhecem a ordem da história mais sem falar para eles, deixar que eles descubram, logo após colocar a história em ordem, com as figuras montar uma história e escrever a história numa cartolina, dobraduras de sapo.
- 1º dia: 7h. ás 7h. 30 min. : Leitura e conversação da história. 7h. 30 min. às 8h. 40 min. : Ornamentação da sala.
- 2° dia: 7h. às 7h. 30 min. : Cine pipoca. 8h. às 8h. 40 min. : Conversação sobre o filme.
- 3º dia: 7h. às 7h. 30 min. : Montagem da história. 7h. às 7h. 30 min. : Dobradura de sapo e arrumar o material no corredor.
- Pedro o menino navegador ( Lúcia Fidalgo) Editora Manati
- Filme A Princesa e o sapo ( Gravadora Disney),
Escrever de verdade
Achei interessante postar aqui no blog para vocês esse resumo que fizemos para um trabalho da professora Joelma falando sobre leitura e escrita, como ensinar e ajudar seu aluno a escrever melhor. Esse resumo veio de uma publicação da revista Nova Escola. E um ponto importante que o texto nos ensinou que a palavra chave é a LEITURA !!!
Resumo do Texto Escrever de verdade
Para produzir textos de qualidade, os alunos têm que saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas idéias. A chave é ler muito e revisar continuamente. Narração, descrição e dissertação reinaram por muito tempo na proposta de escrita. Foi comprovado que esses modelos de textos são insuficientes para os textos os alunos terão que escrever ao longo da vida. O primeiro passo é reconhecer os diversos tipos de gêneros.
Os textos redigidos em classes precisam de um destinário
Na hora de iniciar uma produção escrita, o estudante precisa saber o quê, para quê e quem vai escrever. Só então se define a forma do texto, que precisa ser entendido pelo leitor. A criança precisa ter um amplo repertório de leitura. Saberá diferença entre escrever para um órgão público e escrever para um outro assunto, por exemplo.
Objetivo do aluno ao fazer a revisão de texto é conseguir que ele comunique bem suas idéias e se ajuste ao gênero. Isso tem de ser feito tanto durante a produção como ao fim dela. A revisão não consiste apenas em corrigir erros de ortografias e gramaticais; deve- se olhar também para a produção do estudante, sua estrutura. Os alunos devem aprender analisar se idéias e recursos utilizados foram eficazes e de que forma o material pode ser melhorados. Podemos observar alguns tipos de revisão individual com bases em discussões com o grupo e revisões em dupla. Outro tipo de revisão é a “ revisão de ouvido” em que o aluno lê o texto em voz alta e ao demais participam identificando omissões e repetições. Não é possível abordar de uma só vez todos problemas que surgem, tudo tem calma. A revisão é um processo para conseguir de fato um processo para conseguir de fato uma boa leitura e escrita. Planejar, escrever e revisar é fundamental para a produção de um bom texto.
Ser autor exige no enredo e na estrutura
O terceiro aspecto fundamental no trabalho de produção textual é garantir que a criança ganhe condições de pensar no todo. Uma boa forma de fazer circular textos na fase juvenil são os meios digitais com blogs e a própria página da internet do colégio. Os jovens podem se responsabilizar por toda a produção, o que os estimula a aprimorar a escrita. Levar os estudantes a se expressar cada vez melhor.
Postado por : Anna Karolina de Carvalho e Roberta Oliveira, da turma 4002 CN
Revista Nova Escola , edição 219 Janeiro/Fevereiro 2009.
Editora Abril
www.revistaescola.abril.com.br
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Projeto Ler com Prazer
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Turminha 501 !!!!!!
Vamos viajar no mundo dos livros. Venha conosco!!!